Desdobramentos ID-bairro



PRÁTICAS PERFORMATIVAS NA CIDADE ATRAVESSADA iD Bairro ESPANHA>


CENTRO CULTURAL DA ESPANHA DIA 5 DE SETEMBRO, 19H30

iD Bairro São Paulo [SP.02] - Exposição e apresentação de projetos

iD Bairro, projeto internacional de arte urbana criado pelo Idensitat, que tem como objetivo estimular a criação coletiva e o intercâmbio cultural como possibilidade de desenvolvimento e transformação de um território, celebra no CCE_SP uma exposição e apresentação de projetos. Desta forma iD Bairro [SP.02] apresenta os trabalhos desenvolvidos em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, em diálogo com outras experiências na ibero-américa. Os participantes Ramon Parramón [Centro de arte contemporânea de Vic e projeto IDENSITAT], o artista espanhol Doménec, Lilian Amaral [MUSEU ABERTO BR | iD BAIRRO SP], José Cerdá [Universidade de Barcelona], Maira Vaz Valente, Efraín Foglia [Univeersidade de Vic], diversos coletivos artísticos [EIA, AVOA] e outros convidados vão tratar, entre outros temas, as funções que a arte pode exercer em um contexto sociopolítico específico e as perspectivas da cidade performativa.

Organização CCE_SP, Idensitat, Museu Aberto BR/Lilian Amaral e Oficina Oswald de Andrade
Colaboração: Secretaria do Estado da Cultura SP


Apresentação dos projetos
Data 5 set | Horário 19h30 | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 - Higienópolis, São Paulo SP

+
Data ate 16 set | Horário 19h30 | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP

ENCONTRO CIDADE ATRAVESSADA – 6 DE SETEMBRO 19H
A Ação Educativa do Centro da Cultura Judaica convida o projeto Id BAIRRO SP#02 Observatório Bom Retiro, para o encontro “Cidade Atravessada: criatividade social, ação coletiva e práticas artísticas. Mediações sociais e culturais no território multicultural do Bom Retiro e Luz”, o qual reunirá diversos olhares sobre ações artísticas e educativas concentradas neste bairro.

O encontro se desdobrará na “Mostra de Processos e Registros Audiovisuais”, com trabalhos dos coletivos artísticos envolvidos neste projeto, sendo voltado para artistas, mediadores culturais, educadores, arquitetos, antropólogos e interessados neste campo interdisciplinar.

Participação de Lilian Amaral (Curadora dos projetos Museu Aberto e iD Bairro no Brasil), Ramon Parramón (Centro de Arte Contemporânea de Vic e criador do projeto na Espanha) e Simone Toji (IPHAN).


MOSTRA DE PROCESSOS
Em parceria com o IPHAN, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Centro Cultural da Espanha em São Paulo, o Projeto iD Bairro SP#02 Observatório Bom Retiro realiza a Mostra de Processos e Registros Audiovisuais. No âmbito da exposição “Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011”, o grupo apresenta, a partir de práticas interculturais artísticas e de educação patrimonial, uma série de intervenções elaboradas originalmente no bairro, incluindo dispositivos artísticos, cartografias colaborativas e narrativas audiovisuais.

Com/ Coletivo artistico: Lilian Amaral (curadoria local), Karina Alves e Victoria Contreras (pesquisa), Fabiola Aliceda (assistente de curadoria e produção), Ivan Ferrer (audiovisual) EIA [Floriana Breyer e Van Jesus], Ondas Radiofônicas [Marcelo Wassen], Avoa Núcleo Artístico e os artistas Eduardo Verderame, André Douek, Hermes Renato Hildebrand, Wilson Rodrigues, Marco Biglia, Paula Zacaro, Victoria Contreras, Mariana Zanotti, Mateus Pires, Zé Musik, Daniel Paz.

Local/ Térreo / Horário/ 3ª a sábado, das 12h00 às 19h00, domingo das 11h00 às 19h00 Idade/ Livre / Data/ 06/09 a 25/09

Local/ Auditório / Data/ 06/09 / Horário/ 19h00 / Vagas/ 80 pessoas / Duração/ 120 minutos Rua/ Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré) Tel./ (11) 3065.4333 E-mail/ culturajudaica@culturajudaica.org.br / Programação completa no www.culturajudaica.org.br