Quase a última foto

      
“ O aquém e o além repetem surdamente a dialética  do interior e do exterior: tudo se desenha, mesmo o infinito. Queremos fixar o ser e, ao fixá-lo, queremos transcender todas as situações para dar uma situação de todas as situações. Confrontamos então, o ser do homem com o ser do mundo...”
(G. Bachelard, A poética do espaço)

"(...) a navegação entrega o homem à incerteza da sorte: nela, cada um é confiado a seu próprio destino, todo embarque é, potencialmente, o último." (Michel Foucault, História da loucura)

"Quase a última foto" é um projeto de exposição organizado pelo Grupo Aluga-se para ocupar o espaço da fotogaleria Virgilio Calegari, localizada na Casa Mário Quintana, em Porto Alegre. Cada participante foi convocado a interpretar livremente o tema "última foto" através do uso da linguagem fotográfica para a realização de suas imagens.
De saída, o que caracteriza este grupo de quase 60 participantes é a sua heterogeneidade. Foram convidados artistas, fotógrafos e "leigos", ou seja, pessoas que usualmente não se ocupam com o ofício de fabricar imagens, afim de ampliar a abrangência do tema e a visualidade da exposição. A proposta tem o objetivo de dar a cada participante a liberdade de percorrer livremente o seu caminho, "navegar", para perder-se e encontrar a solução pessoal para o tema. Não há, portanto, uma vontade centralizadora ou curatorial. Todos assumem o risco de pensar a imagem de uma maneira mais aberta e menos "profissional" do ponto de vista da consistência poética ou plástica, embora muitas das imagens alcançam também esta qualidade. A ênfase está na troca de ideias e nos assuntos explorados por cada participante. O resultado geral da proposta apresenta um equilíbrio entre imagens altamente elaboradas - complexas em seus artifícios, nas suas sugestões alegóricas e poéticas -, e imagens mais espontâneas cuja complexidade reside na decisão de suas escolhas, na maneira como expressam uma vontade, ou uma sensibilidade, íntima.
Se originalmente nos pareceu que o tema levaria fatalmente à associações com a morte individual ou coletiva - em alusões ao fim do mundo -, as interpretações revelaram diversas sutilezas que relativizaram o caráter "definitivo" da última imagem. O último instante transformou-se em instante memorável, qualquer que fosse, mostrando a impossibilidade de antecipar o momento derradeiro. Assim, observando a diversidade da interpretação dos quase 60 participantes e seguindo a sugestão presente no depoimento de um deles, optou-se pelo título "Quase a última foto".
O grupo Aluga-se foi formado em 2009, para projetar a exposição “Aluga-se”, uma mostra independente que ocupou uma casa vazia em São Paulo. Uma das características do grupo é a sua composição aberta, na qual o número de artistas é variável e os participantes são definidos a cada projeto. O grupo foi responsável ainda pela realização de inúmeras ações, destacando-se “Feios, sujos e malvados”, na Dinamarca, em 2011, o projeto “Até Meio Quilo”, realizado em nove museus brasileiros durante todo o ano de 2011, “Pagou Levou”, 2011/ 2012, e o projeto “Piatã”, uma residência artística na Bahia, premiado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, em 2012.

Renato Pera
Grupo Aluga-se, julho de 2012


Artistas participantes:
Márcia Gadioli, Carolina Paz, Francine Barbosa, Evandro Prado, Mirian Alfonso, Silvia m., Rosilene Fontes, Ana Lúcia Mariz, Ena Castello Branco, Renata Cruz, Alexandre Paiva, Renato Pera, Ricardo Eid, Giba Gomes, Anete Zimerman de Faingold, Routi Holcman, Lina Wurzmann, Marlene Stamm, Adriana Ferla, Adriana Conti Melo, Bruno Viera, Filipe Berndt, Andréia Reis, Bettina Vaz Guimarães, Célia Saito, Zilda Carvalho, Victória Pleskott, Duda Oliveira, Mara de Paula, Mara Schimpf, Pedro Falcão, Serena Carmona, Manuela D’Albertas, João di Souza, Ana Zveibil, Adriana da Conceição, Tomás Bueno, Cristiane Mohallen, Rosa Berger, Val Paglioli, Christina Meirelles,bViviane Zimmerman, Zuzana Isense, Paula Lopes, Marco Biglia, Thereza Salazar, Ana Kalaydjian, Luciana Barone, Yara Dewachter, João Gonçalves, Mai-Britt Wolthers, Cecília Walton, Eduardo Verderame, Margarida Holler, Prince Danielle, Acácia Correa

Quase a última foto - Grupo Aluga-se
Instituto Estadual de Artes Visuais - Galeria Virgílio Calegari, 7 andar
Casa Mário Quintana - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre, RS
Abertura: 9 de agosto de 2012.
Visitação: 10 de agosto a 9 de setembro de 2012. Segunda - 14h às 21h; Terça a sexta - 9h às 21h; Sábados e domingos - 12h às 21h






















 


Performance 
Instante_continuo: Clausura


Procedimento de inação:
.a performance acontece através de um deslocamento do espaço social. o artista se isola em um canto do espaço. acomoda o corpo, afim de, perder a visão do todo. começa a respirar num microfone por tempo indeterminado.

Conceito
“ O aquém e o além repetem surdamente a dialética  do interior e do exterior: tudo se desenha, mesmo o infinito. Queremos fixar o ser e, ao fixá-lo, queremos transcender todas as situações para dar uma situação de todas as situações. Confrontamos então, o ser do homem com o ser do mundo...”
(G. Bachelard, A poética do espaço)

A performace Instante_continuo: Clausura, consiste na inação de um corpo estático, que controla os impulsos interiores (des)arficulando o cotidiano automatizado pelo hábito. A experiência do isolamento do corpo como “casa”, dentro de um contexto expandido na eminência de um destino no qual não podemos fugir. A metáfora de um enclausuramento físico, invisível e abstrato cerceado pelo que é permanente. Ser vivo-morto. A ação permite que o tempo dilata-se sobre o corpo e que os sinais de ausência de vida no seu interior  começam a ser evidentes, é o início de um processo de degradação. A consequente sensação de alienação definitiva refleti no corpo a opção aparentemente ajuizada de esperar por melhores dias para fazer qualquer coisa, pois o único objetivo é o de um dia poder fazer “o tal negócio”. Esta situação – a de nada fazer – é a que melhor corresponde ao modo como, em geral, tratamos nossa casa, seja ela de que tipo for. 


    


















Foto: Carolina Krieger